Fashion + Design e a construção do lifestyle

 

Missoni Home: a estamparia do mobiliário segue a linearidade dos tricots, marca registrada da casa italiana

 

Como consumidores, elas conversam conosco e traduzem parte dos nosso desejos e ideias em discursos e linguagem visual. Se a marca X tem uma imagem com o qual me identifico, eu passo a consumi-la e me torno um replicador do seu discurso no meio em que eu convivo. Usamos o design e a moda para expressar nossa personalidade e estilo de vida. Isso não é novidade, é parte do nosso comportamento humano e de consumo. 

 

Fashion e Design sempre foram áreas irmãs e correlatas, e atualmente tem se misturado e andado juntas em muitos momentos. Além das colaborações entre designes do fashion e produto em coleções especiais, existe uma tendência fortíssima das marcas de moda criando linhas exclusivas para casa. E se num primeiro momento elas tinham um conexão com o vestuário que era mais sutil, a temporada 2018 mostrou que esse gap será cada vez menor, apresentando o conceito da marca como um todo, como um lifestyle completo.

 

Durante a Milan Design Week, a pérola "vestindo a cortina de casa" ganhou outro significado. As principais casas de moda italiana apresentaram suas linhas de decoração que conversam e refletiam as passarelas de fevereiro. Etro, Versace e Armani foram literais nas referências das criações de moda com a estamparia e cores. A marca fundada por Giorgio Armani inclusive fez essa referência pela primeira vez desde o lançamento da linha Armani/Casa em 2000.   

 

Etro Home 

 

Versace

 

Armani/Casa

 

Enquanto isso, direto da França, Louis Vuitton e Hermés, marcaram presença com suas coleções fortemente inspiradas em lifestyle: Objets Nomades e Walk in the Garden. As duas marcas começaram tradicionalmente com a criação de objetos que transitam entre moda e casa - como malas, baús e acessórios para cavalaria - e mesmo com a ampliação do portfolio de produtos mantém uma unidade criativo coesa em todos os seus produtos e linhas. 

 

Hermés

 

Louis Vuitton

 

 

Please reload