As macro tendências da MDW 2018

 

 

Nesta edição sustentabilidade e renovação foram as palavras de ordem, seguindo as ideias trazidas pelo primeiro Manifesto do Salone del Mobile. O resgate do passado e inspiração retrô, o oriental mood e influências culturais, wellness e a internet das coisas foram outras tendências trazidas pelas marcas. Na série de posts que começa hoje, trazemos as macro tendências que foram destaque na Milão Design Week 2018 e como ela se apresentam e se desenvolvem dentro do Design. Começando com a Era do Sustentável. 

 

Macro tendência

A preocupacão sobre como estamos cuidando do planeta e os impactos da extrema industrialização das últimas décadas é um tema urgente. Hoje tão importante quanto SER sustentável - o que acabou virando um mito do green washing e do marketing de ocasião - é o FAZER sustentável. 
 

Kartell
 

Como vemos isso no design? 

Pelo seu papel de vanguarda o design é trend setter ao adotar e traduzir comportamentos em produtos e serviços. Da reciclagem, a processos de aproveitamento de produção, energia e matéria prima, a cada ano a área se reinventa mostrando como é realmente possível para uma indústria desse porte adotar práticas sustentáveis. 

MDW 2018 Após algumas edições que vinham sempre discutindo como o design pode ser uma ferramenta para viabilizar ideias sustentáveis, neste ano vimos um foco maior em produtos e processos: matérias primas, reuso e substituição de materiais, inovação em processos e na produção, boas práticas e o futuro do design sustentável. 

 

Emeco
 

Natuzzi Itália


 

 

 

 

Please reload