Moda lowsumerism, o que e por que compramos?

16 Jun 2017

A briga pela sustentabilidade na moda está ficando grande! É o assunto do momento com documentários como o já famoso True Cost, campanhas como o Fashion Revolution e em locais como o coletivo MALHA.CC que tem fomentado a discussão sobre o que é a moda hoje e nossa relação com ela.

 

Ser sustentável nesse ponto não se trata apenas do material do que é feito o produto, mas questionar o nosso comportamento de consumo e produção. Marcas e serviços como a Insecta Shoes e serviços como o Closet Detox mostram que é possível criar e trabalhar dentro de uma ética de consumo que seja mais viável economica-socialmente.  

 

Insecta Shoes

 

 

Ronaldo Fraga em entrevista no fim do ano passado também declarou "Não tem como um vestido custar R$ 30. Tem sangue pingando por ali. Tem trabalho escravo. Não tem condição” Ronaldo é um dos grandes nomes da moda brasileira e sempre declarou sua defesa por uma moda mais consciente. 

 

Aqui fora não é de hoje que a Madame Punk Vivienne Westwood vem alertando sobre o fato que compramos demais e coisa que não precisamos. E essa semana durante a London Fashion Week masculina ela desfilou mais uma coleção emblemática onde deixou bem claro sua posição por uma moda que seja menos consumista e mais sustentável, mostrando além das tendências estéticas e sim de comportamento num protesto aberto sobre preservação ambiental e política. 

 

 

VICTOR VIRGILE VIA GETTY IMAGES / www.huffingtonpost.co.uk

 

“We are fucking the Earth. This is Nasa information, it’s official information,

but the world is ignoring it. There will only be 1 billion people left by the end

of this century, because the Earth will be mostly uninhabitable.

This is where we’re heading and it’s disguised from us.” 

 

 

O que nós como em nossas vidas e como empresários estamos fazendo para criar a consciência social e ambiental sobre nossa relação de consumo e com a moda? Pode não ser tão difícil como se imagina. A contribuição da JUICE começa com nosso report GREEN BUSINESS onde reunimos ideias de negócios do mundo inteiro que mostram como ser sustentável é possível. ; ) 

 

 

 

Please reload