Fashion colabs: virou moda no varejo

1 Jun 2016

Riccardo Tisci com e sem Givenchy para Nike em 2016 e 2014.

 

Aqui fora já faz um tempo que marcas usam a colaboração para criar coleções especiais, ou as chamadas 'coleções cápsula'. Uma das pioneiras nesse tipo de estratégia no varejo foi a H&M, que há mais de 10 anos lança coleções assinadas por nomes de peso da moda de luxo como Versace, Alexander Wang, Isabel Marant, Stella McCartney e muitos outros, já são mais de uma dezena de parcerias. Semana passada a marca anunciou para novembro a colab com a Kenzo. 

 

Diversas outras marcas de moda estão abrindo suas portas para receber não só designers, mas trend setters e influenciadores para co-criar produtos e peças exclusivas. A grande promessa desse tipo de parceria é, claro, aliar a marca a um nome que agregue valor e crie burburinho, já que para essas grandes redes normalmente a venda é a menor das preocupações com produtos esgotados em questões de horas após o lançamento.

 

Para os pequenos negócios, a colaboração criativa é uma ótima estratégia de inovação. Buscando o parceiro correto as vantagens vão desde operacionais como a redução de custos e otimização de produção, como também de marketing com a criação de novos serviços e produtos que geram exclusividade para a marca e alinhamento com a cultura da economia criativa e colaboração, valores muito presentes para consumidores como os millenials e geração z, por exemplo.  

 

Selecionamos algumas das últimas colabs que aconteceram no mundo da moda recentemente no Brasil e no exterior. Qual a sua preferida?

 

 

RESERVA criou coleção masculina para C&A - 2015

 

 

REPLAY trouxe o casal global para Milão que clicou para C&A - abril 2016

 

 

Phrarel Williams e sua coleção de mais de 50 cores Supercolor para Adidas - 2015

 

 

Karl Lagerfeld em colab do mês passado para Riachuelo lançada na SPFW  - abril 2016

 

 

A blogueira Camila Coutinho criou coleção para a Riachuelo - 2015

 

 

Rihanna e sua ultra futurista coleção de óculos para Dior - maio 2016

 

 

Olivier Rousteing, diretor criativo da Balmain em parceria com Nike Lab - maio 2016

 

FARM criou para a Adidas - 2015

 

 

Please reload