#fashionthinking | A estratégia criativa da moda

4 Apr 2016

“O papel mais sexy do mundo” Quando você pensaria que essa frase se refere a um PAPEL HIGIÊNICO? Pois é essa a ideia da portuguesa Renova, transformar um produto de necessidade básica em objeto de desejo.

 

Em 2005 foi lançado o Black Edition, um papel higiênico preto, contrapondo o que se pensava até então que era o "normal" para um produto do tipo. Mais de dez anos depois, o Black Edition virou hit, foi case de estudo em diversas universidades de negócios e tem consumidores famosos como Beyoncé. A gama de cores e produtos com o mesmo apelo colorido e divertido foi ampliada para dezenas de opções vendidas em mais de 150 países, principalmente pela internet. ​

 

 

Mas como fazer um produto como o papel higiênico ser um item DESEJADO?

 

O Fashion Thinking nos ajuda a entender um pouco:

 

1 - As referências a sua volta geram novas ideias.

O CEO da empresa, Paulo Pereira da Silva teve a ideia enquanto assistia a um espetáculo do Cirque du Soleil onde artistas se enrolavam em fitas enquanto executavam acrobacias no ar. Vem o insight: as fitas lembravam muito o produto que Paulo vendia, mas eram pretas e ele questionou "porque a cor do papel higiênico é sempre branca?" A observação do mundo a nossa volta e viver novas experiências ampliam nosso olhar e são fatores importantíssimos para pensarmos de modo diverso. 

 

2 - A criatividade como fator motivador

Com a ideia na cabeça, Paulo foi atrás de mudar a perspectiva do produto: ele PODE sim ser preto, moderno, diferente do que existe. Pode ser um objeto decorativo e a compra pode ser motivada por um apelo diferente. Depois de muitos testes de produção ele lançou o produto com o mote “O papel mais sexy do mundo”. Ser criativo ao pensar a sua marca/produto te possibilita entregar ao cliente algo diferente e inovador, que impacta diretamente na relação cliente - marca, e consequentemente na venda. 

 

3 - Gerar desejo.

Desejar uma calça e um sapato é uma das motivações de compra mais fortes na moda. Essa relação emocional é o principal apelo do fashion. No case da Renova usar inicialmente a cor preta expressou elegância, design e sensualidade, criando uma nova identidade visual muito particular para o produto. Um papel higiênico preto impressiona por ser algo completamente diferente, cria uma nova experiência de compra ao cliente, pois o mesmo repensa o produto (e sua função apenas operacional) e consequentemente a imagem da marca. 

 

 

 

Para saber mais sobre Fashion Thinking e como aplicar esse pensamento em seus negócios inscreva-se em nossa palestra durante o #tourjuice: 

- 29 de Abril em São Paulo

- 4 de maio em Porto Alegre

- 11 de maio em Caxias do Sul

 

 

 

Please reload